São Borja recebe o Concerto (L)ESTE de Alejandro Brittes durante a Feira do Livro.
São Borja recebe o Concerto (L)ESTE de Alejandro Brittes
A mais antiga e primeira dos Sete Povos das Missões, São Borja é a próxima cidade na rota de Alejandro Brittes. Apresentação será no dia 08/11, durante a Feira do Livro, na Praça da Lagoa, com entrada franca.
Depois de uma extensa turnê pelos Estados Unidos, o acordeonista Alejandro Brittes volta ao Brasil e apresentará o premiado álbum (L)ESTE pela primeira vez em São Borja, no dia 08 de novembro, às 20h, na Praça da Lagoa (Tv. Gen. Lima, 43 - Centro), com entrada franca. A cidade tem uma grande importância na relação com o trabalho e pesquisa de Alejandro, por ser a mais antiga e a primeira dos Sete Povos das Missões.
Para este concerto, o músico e compositor estará acompanhado de uma Orquestra de Câmara Barroca, composta por Márcio Cecconello (primeiro violino), Renata Bernardino (segundo violino), Érico Marques (oboé e corner inglês), Pablo Schinke (cello), Fernando Cordella (cravo e regência), junto com a Orquestra Folclórica de Chamamé composta por André Ely (violão de sete cordas), Carlos Eduardo de Césaro (contrabaixo) e Ricardo Arenaldth (percussão). O concerto propõe um crossorver musical baseado na pesquisa antropológica e etnomusical realizada por ele e pela produtora e historiadora Magali de Rossi em 2021, intitulada “ A Origem do Chamamé – Uma história para ser contada”.
Este espetáculo foi apresentado recentemente na cidade de Las Cruzes, NM nos Estados Unidos com o acompanhamento da Camerata El Sol e vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada.
(L)ESTE é um concerto de Chamamé, em que o ritmo dialoga com sua matriz ancestral, com sua origem primária, do resultado do encontro gerado nos 30 povos missioneiros entre a musicalidade e ritualidade dos Guaranis com a música Barroca ensinada pelo Padres Jesuítas, paradigma cultural que com o tempo, e sob força da memória coletiva, deram as condições iniciais para a criação do ritmo Chamamé. O espetáculo contém repertório autoral de Brittes, com arranjos e readaptação para orquestra de Câmara Barroca, assinados por Fernando Cordella. Também conta com duas sonatas barrocas compostas pelo Padre Jesuíta Domenico Zipolli (1688 -1726).
O projeto (L)ESTE é viabilizado pela Lei Rouanet – Ministério da Cultura com o patrocínio das empresas Arroz Prato Fino – Pirahy alimentos, Redemaq e Roda Pneus com apoio da Prefeitura Municipal de São Borja (RS). A realização e produção é de Magali de Rossi produções e Eduardo Bicca – Soluções Culturais.